Asafe, filho de Berequias, foi um levita descendente de Gérson (1 Crônicas 6:39). Ele viveu durante os reinados de Davi e, provavelmente, Salomão (século X a.C.). Sua proeminência deriva de seu papel central na organização e liderança da música no culto de Israel, estabelecida por Davi.
Quando Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém, ele designou levitas específicos para o ministério da música diante da Arca. Asafe foi nomeado um dos três líderes principais, junto com Hemã (descendente de Coate) e Etã (posteriormente conhecido como Jedutun, descendente de Merari), representando as três principais famílias levíticas (1 Crônicas 15:16-19). A função inicial de Asafe neste trio era tocar os címbalos de bronze para marcar o ritmo (1 Crônicas 15:19; 16:5).
Além de músico, Asafe era o líder ou "chefe" do grupo de músicos designado para ministrar continuamente diante da Arca no tabernáculo que Davi ergueu em Jerusalém (1 Crônicas 16:4-7, 37). Isso indica uma posição de grande responsabilidade no louvor e adoração regulares.
Significativamente, Asafe também é chamado de "vidente" (*chozeh*), um termo frequentemente sinônimo de profeta (2 Crônicas 29:30). O próprio ministério musical liderado por Asafe, Hemã e Jedutun é descrito como "profetizar com harpas, alaúdes e címbalos" (1 Crônicas 25:1-3). Isso sugere que sua música não era apenas performática, mas inspirada por Deus e com conteúdo profético, transmitindo a mensagem divina através do canto e da música.
Essa dimensão profética e teológica é confirmada pelos doze Salmos que são atribuídos a Asafe nos títulos (Salmo 50 e Salmos 73-83). Estes salmos exploram temas profundos: a natureza da verdadeira adoração (Salmo 50), a luta pessoal com a aparente prosperidade dos ímpios e a justiça divina (Salmo 73), lamentos sobre a destruição e o sofrimento nacional (Salmos 74, 79, 80), a soberania de Deus no julgamento das nações e de seus próprios líderes (Salmos 75, 76, 82), reflexões sobre a história da fidelidade e infidelidade de Israel (Salmo 78), e clamores por intervenção divina contra inimigos (Salmo 83).
O legado de Asafe se estendeu muito além de sua própria vida através de seus descendentes, os "filhos de Asafe". Eles formaram uma guilda ou clã de músicos do Templo que manteve uma posição proeminente por séculos. Os filhos de Asafe participaram da dedicação do Templo de Salomão (2 Crônicas 5:12), um descendente (Jaaziel) profetizou a vitória para o rei Josafá (2 Crônicas 20:14), eles foram ativos nas reformas religiosas dos reis Ezequias (2 Crônicas 29:13, 30) e Josias (2 Crônicas 35:15), retornaram do exílio babilônico como um grupo distinto de cantores (Esdras 2:41; Neemias 7:44), participaram da celebração na fundação do Segundo Templo (Esdras 3:10) e da dedicação dos muros de Jerusalém sob Neemias (Neemias 11:17, 22; 12:35, 46). A influência de Asafe na adoração e na música de Israel foi, portanto, profunda e duradoura.