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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Habacuque

Habacuque
Antigo Testamento
Reinos Divididos & Exílio

Informações Básicas

Início do Chamado Período da ascensão da Babilônia / Reinado de Jeoa
Período Histórico Final Séc. VII a.C. (c. 612-605 a.C.?)
Local de Nascimento Desconhecido (Judá?)
Local da Morte Desconhecido
Profeta em Judá provavelmente no final do século VII a.C., Habacuque lutou com a questão da justiça de Deus diante da impunidade do pecado em Judá e do iminente juízo pelos babilônios. Em diálogo com Deus, ele recebeu a resposta de que deveria viver pela fé e esperar pela ação divina. Seu livro termina com um salmo de confiança e alegria em Deus, mesmo em meio à desolação.
O Profeta que Questionou Deus e Encontrou Fé na Adversidade

Biografia

O profeta Habacuque ministrou em Judá durante um período turbulento, provavelmente no final do século VII a.C., quando o poder da Assíria declinava e o Império Neobabilônico (Caldeus) ascendia, ameaçando Judá, que também sofria com injustiça e violência internas (possivelmente sob o rei Jeoaquim).

Seu livro é único entre os profetas por sua estrutura de diálogo direto e honesto com Deus. Habacuque inicia com uma queixa angustiada (Habacuque 1:2-4): "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?". Ele questiona por que Deus parece tolerar a iniquidade e a opressão desenfreadas em seu próprio povo.

A primeira resposta de Deus é surpreendente (Habacuque 1:5-11): Ele está levantando os caldeus (babilônios), uma nação "amarga e impetuosa", como Seu instrumento de juízo contra Judá. Deus descreve a ferocidade e o poder avassalador dos babilônios.

Essa resposta leva Habacuque à sua segunda queixa, ainda mais profunda (Habacuque 1:12-2:1): Como pode Deus, que é eterno, santo e puro de olhos, usar uma nação idólatra e traiçoeira, ainda mais ímpia que Judá, para executar Seu juízo? Como pode Ele permanecer calado enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? O profeta então decide se postar em sua "torre de vigia" para esperar a resposta de Deus.

A segunda resposta divina (Habacuque 2:2-20) instrui o profeta a escrever a visão claramente, pois ela se cumprirá no tempo determinado. A mensagem central é dada no versículo 4: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé (ou fidelidade, hebraico: 'emunah)". Em contraste com a arrogância do ímpio (Babilônia), que o levará à ruína, o justo deve se sustentar pela sua fé/fidelidade constante a Deus, mesmo quando não compreende Seus caminhos. Segue-se uma série de cinco "ais" contra os opressores babilônios, denunciando sua ganância insaciável, violência, exploração, devassidão e idolatria vã, garantindo seu julgamento futuro. O clímax desta seção é a afirmação da presença soberana de Deus: "O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra" (Habacuque 2:20).

O livro conclui com o capítulo 3, uma magnífica oração ou salmo de Habacuque, com notações musicais, indicando possível uso litúrgico. O profeta relembra as poderosas intervenções de Deus na história passada de Israel (Êxodo, Sinai, Conquista), descrevendo a teofania divina com temor e tremor. Ele expressa sua angústia diante do juízo iminente, mas termina com uma das mais fortes declarações de fé e confiança incondicional encontradas na Bíblia: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza..." (Habacuque 3:17-19). A jornada de Habacuque vai da dúvida angustiada à fé triunfante, baseada não nas circunstâncias, mas no caráter imutável de Deus.

Significado do Nome

Significado
Significado incerto (Possivelmente "Abraço" ou nome de planta?)
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico
Nome Original
Hebraico: Chavaqquq (חֲבַקּוּק)

Títulos

O Profeta (Hab 1:1, 3:1)

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Profeta em Judá, possivelmente associado ao Templo de Jerusalém (devido ao Salmo no cap. 3).
Linhagem
Israelita (Judá)

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Papéis Secundários
Intercessor (Questionador) Poeta/Músico (Cap 3)
Ocupação
Profeta (Possivelmente Levita/Músico do Templo)
Causa da Morte
Desconhecida

Profecias

Profetizou o juízo de Judá pelos Babilônios/Caldeus e o subsequente juízo divino sobre a própria Babilônia por sua arrogância e violência. Seu salmo final expressa esperança na intervenção salvadora de Deus.

Milagres

Recebeu revelação divina direta em resposta aos seus questionamentos angustiados sobre a justiça de Deus.

Citações Memoráveis

"Até quando, SENHOR, clamarei...?" (Hab 1:2). "...o justo viverá pela sua fé." (Hab 2:4). "...o SENHOR está no seu santo templo..." (Hab 2:20). "Ainda que a figueira não floresça... todavia, eu me alegro no SENHOR..." (Hab 3:17-18).

Eventos Principais

Apresentou duas queixas/questionamentos a Deus sobre a injustiça em Judá e o uso dos babilônios como instrumento divino. Recebeu respostas de Deus afirmando Seu plano soberano e a necessidade de fé. Escreveu/Compôs uma oração/salmo de temor, lembrança dos atos de Deus e confiança inabalável (Capítulo 3).

Territórios e Jornadas

Judá (Provavelmente Jerusalém)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma arqueologia direta. O contexto histórico da queda da Assíria (Nínive 612 a.C.), ascensão da Babilônia (Carquemis 605 a.C.) e a situação em Judá é bem documentado historicamente e arqueologicamente.
Registros Históricos
Crônicas Babilônicas registram eventos chave do período, como a Batalha de Carquemis e as campanhas de Nabucodonosor na região, confirmando o pano de fundo histórico das profecias de Habacuque.
Nível de Confiabilidade Histórica
medio

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