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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Malaquias

Malaquias
Antigo Testamento
Pós-exílio

Informações Básicas

Início do Chamado Período Persa, após reconstrução do Templo (516 a.
Período Histórico c. Metade do Séc. V a.C. (c. 470-430 a.C.?)
Local de Nascimento Desconhecido (Judá?)
Local da Morte Desconhecido
Profeta pós-exílico em Judá (provavelmente séc. V a.C.), Malaquias ("Meu Mensageiro") confrontou a apatia religiosa, o culto negligente (sacrifícios defeituosos) e a injustiça social de seu tempo através de um estilo de disputa. Chamou o povo ao arrependimento (especialmente sobre dízimos) e profetizou a vinda do "Mensageiro da Aliança" e de Elias antes do grande Dia do Senhor.
O Último Profeta do AT, Mensageiro do Juízo e da Esperança

Biografia

Malaquias, cujo nome significa "Meu Mensageiro", foi um profeta que ministrou à comunidade judaica em Judá durante o período persa, após o retorno do Exílio Babilônico e a reconstrução do Segundo Templo (concluído em 516 a.C.). Seu livro é geralmente datado de meados do século V a.C., possivelmente pouco antes ou durante as reformas de Neemias e Esdras, pois aborda problemas sociais e religiosos semelhantes aos que eles enfrentaram.

O livro é estruturado em torno de seis disputas ou debates entre Deus e o povo (incluindo os sacerdotes). Em cada seção, Deus faz uma afirmação, o povo responde com uma pergunta cínica ou questionadora, e Deus então elabora Sua acusação e chamado ao arrependimento:

  1. O Amor de Deus Questionado (1:2-5): Deus afirma Seu amor por Jacó (Israel), mas o povo pergunta como Ele demonstrou isso. Deus contrasta Seu favor por Israel com Seu juízo sobre Edom (descendentes de Esaú).
  2. O Culto Desonrado (1:6–2:9): Deus acusa os sacerdotes de desprezarem Seu nome ao aceitarem e oferecerem animais defeituosos (cegos, coxos, doentes) em sacrifício, profanando o altar. Ele adverte sobre maldição em vez de bênção se não se arrependerem.
  3. A Infidelidade Social (2:10-16): Deus condena a infidelidade dos homens judeus que estavam se divorciando de suas esposas da mocidade (israelitas) para se casarem com mulheres estrangeiras (idólatras), quebrando a aliança matrimonial e profanando a herança santa.
  4. A Justiça de Deus Questionada (2:17–3:5): O povo cansa a Deus com suas palavras, perguntando cinicamente "Onde está o Deus do juízo?". Deus responde que enviará Seu "Mensageiro" (Anjo da Aliança) para preparar o caminho, e então o próprio Senhor virá repentinamente ao Seu Templo para purificar os sacerdotes e julgar os malfeitores (feiticeiros, adúlteros, perjuros, opressores).
  5. O Roubo a Deus (3:6-12): Deus acusa o povo de roubá-Lo nos dízimos e nas ofertas. Ele os desafia a retornarem a Ele nessas áreas, prometendo abrir as janelas do céu e derramar bênçãos abundantes se obedecerem.
  6. As Palavras Arrogantes (3:13-18): O povo reclama que é inútil servir a Deus, pois os ímpios parecem prosperar. Deus responde que há um "memorial" sendo escrito para aqueles que O temem e meditam em Seu nome, e que no Dia do Juízo, a distinção entre o justo e o ímpio será clara.

O livro conclui (capítulo 4 na contagem cristã) com a promessa da vinda do "Dia do SENHOR", que será como fogo consumidor para os arrogantes e ímpios, mas como o nascer do "sol da justiça" com cura para os que temem a Deus. Finalmente, Malaquias transmite a exortação para que se lembrem da Lei de Moisés e a promessa crucial do envio do profeta Elias "antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR", para restaurar os relacionamentos familiares e evitar a maldição total sobre a terra.

Pouco ou nada se sabe sobre a pessoa de Malaquias além de seu livro. Alguns até sugeriram que "Malaquias" não fosse um nome próprio, mas um título ("Meu Mensageiro") para um profeta anônimo. Contudo, ele é tradicionalmente considerado o último dos profetas escritores do Antigo Testamento, cuja mensagem encerra o cânon profético com uma advertência solene e uma promessa de esperança futura, apontando para a necessidade da intervenção divina que se cumpriria no Novo Testamento.

Significado do Nome

Significado
Meu Mensageiro / Mensageiro de YHWH
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico (Pós-exílico)
Nome Original
Hebraico: Mal'akhi (מַלְאָכִי)

Títulos

Profeta (implícito) Meu Mensageiro (possível significado/título)

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Profeta em Judá durante o período persa pós-exílico.
Linhagem
Israelita (Judeu)

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Ocupação
Profeta
Causa da Morte
Desconhecida

Profecias

Profetizou a vinda do Mensageiro da Aliança (Mal 3:1) para purificar o culto e julgar. Profetizou o grande e terrível Dia do Senhor (Mal 4:1-3, 5). Profetizou o retorno do profeta Elias para preparar o caminho (Mal 4:5-6).

Milagres

Nenhum milagre narrativo registrado; recebeu e transmitiu a palavra profética de Deus.

Citações Memoráveis

"Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda?..." (Mal 3:2). "Roubará o homem a Deus?... Nos dízimos..." (Mal 3:8). "Trazei todos os dízimos... provai-me nisto..." (Mal 3:10). "Mas para vós... nascerá o sol da justiça..." (Mal 4:2). "Eis que eu vos envio o profeta Elias..." (Mal 4:5).

Eventos Principais

Ministério profético em Judá pós-exílica, usando um estilo de disputa. Confrontou a apatia religiosa, a corrupção do sacerdócio (sacrifícios impuros), a infidelidade matrimonial (divórcio, casamentos mistos), a negligência nos dízimos e a dúvida sobre a justiça de Deus. Anunciou a vinda do Mensageiro da Aliança, o Dia do Senhor e o retorno de Elias.

Territórios e Jornadas

Judá (Provavelmente Jerusalém, com foco no Templo)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma arqueologia direta de Malaquias. O contexto do período Persa em Judá (Yehud), incluindo o Segundo Templo reconstruído e a administração persa, é conhecido através da arqueologia.
Registros Históricos
Fontes persas e gregas documentam o Império Persa. Arquivos judaicos de Elefantina (Egito) oferecem insights sobre a vida religiosa judaica na diáspora neste período geral.
Nível de Confiabilidade Histórica
medio

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