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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Miqueias

Miqueias
Antigo Testamento
Reinos Divididos & Exílio

Informações Básicas

Início do Chamado Reinado de Jotão de Judá (c. 750 a.C.)
Período Histórico Ministério c. 740 - 686 a.C. (Séc. VIII a.C.)
Local de Nascimento Moresete (Moresete-Gate), Judá
Local da Morte Desconhecido
Profeta em Judá no século VIII a.C., contemporâneo de Isaías. Originário de Moresete, Miqueias denunciou vigorosamente a opressão social, a corrupção dos líderes e a idolatria, profetizando o juízo sobre Samaria e Jerusalém. Contudo, também anunciou a esperança de restauração, a futura glória de Sião, e a vinda de um governante messiânico nascido em Belém. Sintetizou a exigência divina como praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.
O Profeta da Justiça Social e do Messias de Belém
Miqueias, o Morastita

Biografia

Miqueias, o Morastita (natural de Moresete-Gate, uma cidade na região da Sefelá, em Judá), foi um profeta que ministrou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (Miqueias 1:1). Ele foi contemporâneo do profeta Isaías, mas enquanto Isaías parece ter tido mais acesso à corte em Jerusalém, Miqueias possivelmente tinha uma perspectiva mais rural, focando intensamente nas injustiças sociais que afligiam o povo comum.

Seu livro começa com um anúncio do juízo de Deus, que sairia de Seu templo para testemunhar contra os pecados de Samaria (capital de Israel, Reino do Norte) e Jerusalém (capital de Judá), comparando suas transgressões a feridas incuráveis (Miqueias 1). Ele denuncia especificamente os líderes (príncipes, juízes) que "abominam o juízo e pervertem tudo o que é direito", "edificam a Sião com sangue e a Jerusalém, com perversidade". Acusa também os sacerdotes que ensinam por interesse e os profetas que adivinham por dinheiro, os quais, apesar de tudo, ainda se apoiavam no Senhor dizendo: "Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá" (Miqueias 3:9-11). Por causa dessa corrupção generalizada, Miqueias profere uma das mais duras sentenças contra a capital: "Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de ruínas, e o monte do Templo, numa colina coberta de mato" (Miqueias 3:12). Séculos depois, Jeremias 26:18-19 recorda que esta profecia levou o rei Ezequias e o povo ao arrependimento, adiando o juízo.

Apesar das fortes denúncias, a mensagem de Miqueias também contém poderosas promessas de esperança e restauração. Ele vislumbra um futuro glorioso para Sião (o monte do Templo), quando seria estabelecida como o principal dos montes, e nações de todo o mundo fluiriam para lá buscando aprender a lei de Deus. Isso resultaria em paz universal, com espadas sendo transformadas em relhas de arado (Miqueias 4:1-5, um paralelo próximo a Isaías 2:2-4). Ele também profetiza a libertação de Israel do exílio na Babilônia (Miqueias 4:10).

Uma das profecias mais famosas de Miqueias é a que aponta para o local de nascimento do futuro Rei Messias: "Mas tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. [...] Este será a nossa paz" (Miqueias 5:2, 5a). Esta passagem foi crucial para identificar Belém como o local de nascimento de Jesus (cf. Mateus 2:6).

No capítulo 6, Miqueias apresenta um "processo" ou disputa legal (uma *rîb*) de Deus contra Seu povo. Deus relembra Seus grandes atos de libertação (Êxodo, Balaão) e pergunta o que Ele requer em troca. Rejeitando a ideia de que meros rituais ou sacrifícios caros (mesmo de filhos) poderiam agradar a Deus, o profeta entrega a célebre síntese da verdadeira religião: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia [ou bondade leal - *hesed*], e andes humildemente com o teu Deus" (Miqueias 6:8).

O livro conclui (Miqueias 7) com um lamento pela condição pecaminosa do povo, mas reafirma a confiança do profeta na salvação e na luz do Senhor, mesmo em meio às trevas. Termina com uma bela doxologia que exalta o caráter incomparável de Deus, que perdoa a iniquidade e tem prazer na misericórdia, cumprindo as promessas feitas aos patriarcas Abraão e Jacó (Miqueias 7:18-20).

Significado do Nome

Significado
Quem é como YHWH?
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico
Nome Original
Hebraico: Mikhah (מִיכָה) / Mikhayahu? (מִיכָיָהוּ)

Títulos

Profeta do SENHOR O Morastita

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Profeta de Moresete (Moresete-Gate), uma cidade na Sefelá (planícies/colinas) de Judá.
Tribo
Judá
Linhagem
Israelita da Tribo de Judá (de Moresete)

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Papéis Secundários
Defensor da Justiça Social Pregador do Arrependimento Poeta
Ocupação
Profeta (Possivelmente com raízes rurais/agrícolas)
Causa da Morte
Desconhecida

Profecias

Predisse a queda de Samaria e a destruição de Jerusalém/Templo (Mq 1:6; 3:12). Profetizou o Exílio Babilônico e o retorno (Mq 4:10). Profecia messiânica chave sobre o governante nascido em Belém Efrata (Mq 5:2). Profetizou a restauração final de Israel e a paz universal (Mq 4).

Milagres

Nenhum milagre narrativo registrado. Sua profecia sobre a destruição de Jerusalém (Mq 3:12) foi instrumental no arrependimento do Rei Ezequias (conforme Jeremias 26:18-19).

Citações Memoráveis

"...Sião será lavrada como um campo..." (Mq 3:12). "Mas tu, Belém Efrata... de ti me sairá o que há de reinar em Israel..." (Mq 5:2). "...que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." (Mq 6:8). "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade...?" (Mq 7:18).

Eventos Principais

Ministério profético em Judá sob os reis Jotão, Acaz e Ezequias. Denúncia vigorosa da corrupção dos líderes, sacerdotes e profetas, e da opressão social dos ricos contra os pobres. Profecia da destruição de Samaria e Jerusalém/Templo. Profecia do nascimento do Messias em Belém. Mensagens de esperança na restauração futura, no perdão divino e na glória de Sião.

Territórios e Jornadas

Judá (Jerusalém e áreas rurais/Sefelá)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta de Miqueias. Contexto do séc. VIII a.C. em Judá (reinados, ameaça Assíria) confirmado. Moresete possivelmente identificada com Tell ej-Judeideh.
Registros Históricos
Anais Assírios (Senaqueribe) confirmam eventos do reinado de Ezequias. Selos reais dos reis mencionados.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

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