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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Oseias

Oseias
Antigo Testamento
Reinos Divididos & Exílio

Informações Básicas

Início do Chamado Reinado de Jeroboão II (ou logo após, c. 755 a.C.?
Período Histórico Ministério c. 755 - 715 a.C.? (Séc. VIII a.C.)
Local de Nascimento Desconhecido (Reino do Norte?)
Local da Morte Desconhecido
Profeta no Reino do Norte de Israel (séc. VIII a.C.), Oseias foi instruído por Deus a casar-se com Gômer, uma mulher infiel, como um poderoso símbolo vivo da relação de Deus (marido fiel) com Israel idólatra (esposa adúltera). Seus filhos receberam nomes simbólicos de juízo. Apesar da denúncia do pecado e do anúncio do exílio Assírio, a mensagem central de Oseias é a do amor perseverante (*hesed*), compaixão e desejo de restauração de Deus por Seu povo rebelde.
O Profeta do Amor Infalível de Deus por Israel Infiel
Oseias, filho de Beeri

Biografia

Oseias, filho de Beeri, profetizou no Reino do Norte (Israel, também chamado de Efraim) durante um longo e turbulento período no século VIII a.C., abrangendo os reinados de Jeroboão II e seus instáveis sucessores, até pouco antes da queda de Samaria para a Assíria em 722 a.C. (Oseias 1:1). Ele foi contemporâneo de Amós, Isaías e Miqueias.

Sua vida pessoal está intrinsecamente ligada à sua mensagem profética. Deus ordenou a Oseias: "Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR" (Oseias 1:2). Ele obedeceu e casou-se com Gômer, filha de Diblaim. Este casamento doloroso serviu como uma parábola viva do relacionamento de Deus com Israel: Deus era o marido fiel, enquanto Israel era a esposa infiel que corria atrás de outros amantes (os ídolos cananeus, especialmente Baal, e alianças políticas com Egito e Assíria).

Os três filhos nascidos dessa união receberam nomes simbólicos ordenados por Deus, que representavam o juízo divino sobre Israel:

  1. Jezreel: Nome do vale onde Jeú havia derramado muito sangue; significava o fim violento da dinastia de Jeú e a derrota militar de Israel.
  2. Lo-Ruama: ("Desfavorecida" ou "Não-Compadecida") Significava que Deus removeria Sua misericórdia de Israel.
  3. Lo-Ami: ("Não-Meu-Povo") Significava a quebra temporária da relação de aliança entre Deus e Israel.

Oseias 2 descreve vividamente a infidelidade de Israel (personificada por Gômer), sua busca por amantes que não podiam sustentá-la, e o plano de Deus de discipliná-la, atraí-la ao deserto, falar ao seu coração e restaurar a relação nupcial com base em justiça, juízo, benignidade (*hesed*), misericórdias e fidelidade. As promessas incluem a reversão dos nomes dos filhos para "Meu-Povo" e "Compadecida".

Em Oseias 3, Deus dá uma segunda ordem chocante a Oseias: "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses". Oseias redime (compra de volta) essa mulher (provavelmente Gômer, que o havia deixado) por um preço específico, trazendo-a de volta e exigindo um período de fidelidade, simbolizando o amor redentor e persistente de Deus por Israel, mesmo em sua condição de pecado e exílio iminente.

Os capítulos restantes (Oseias 4-14) contêm uma série de oráculos que detalham os pecados de Israel: falta de conhecimento verdadeiro de Deus, idolatria generalizada, corrupção moral e social (mentira, assassinato, roubo, adultério), instabilidade política, confiança em alianças humanas em vez de Deus, e ritualismo religioso vazio. Oseias denuncia duramente os sacerdotes, príncipes e o povo por sua apostasia. Ele anuncia o juízo inevitável através da invasão e exílio pela Assíria.

Contudo, mesmo em meio às mais severas advertências, a mensagem de Oseias é permeada pela profunda dor e amor de Deus por Seu povo rebelde. Passagens como Oseias 6:6 ("Pois misericórdia [hesed] quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos") e Oseias 11:8 ("Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? [...] Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem") revelam o coração de Deus. O livro termina com um último apelo ao arrependimento e uma promessa de cura, perdão e restauração futura: "Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus [...] Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei..." (Oseias 14:1, 4).

Significado do Nome

Significado
Salvação
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico
Nome Original
Hebraico: Hoshea (הוֹשֵׁעַ)

Títulos

Profeta do SENHOR Filho de Beeri

Família

Pai
Beeri
Mãe
Não nomeada
Cônjuges
Gômer, filha de Diblaim
Filhos
Jezreel, Lo-Ruama (filha), Lo-Ami
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Filho de Beeri, profeta no Reino do Norte de Israel.
Linhagem
Israelita (Reino do Norte)

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Papéis Secundários
Marido (parábola viva) Pai (nomes simbólicos)
Ocupação
Profeta
Causa da Morte
Desconhecida
Duração do Ministério
40 anos

Profecias

Profetizou juízo sobre a dinastia de Jeú (Jezreel), rejeição temporária de Israel (Lo-Ruama/Lo-Ami), e o exílio pela Assíria. Também profetizou restauração futura, perdão baseado no amor (hesed) de Deus, reunificação de Israel/Judá e vitória sobre a morte (Os 13:14).

Milagres

Seu casamento e os nomes de seus filhos foram sinais/atos simbólicos divinamente ordenados. Recebeu revelação e palavra profética de Deus.

Citações Memoráveis

"Vai, toma uma mulher de prostituições..." (Os 1:2). "Pois misericórdia [hesed] quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos." (Os 6:6). "Como te deixaria, ó Efraim?... Meu coração está comovido..." (Os 11:8). "Volta, ó Israel..." (Os 14:1). "Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei..." (Os 14:4).

Eventos Principais

Chamado profético e casamento com Gômer por ordem divina. Nascimento de três filhos com nomes simbólicos (Jezreel, Lo-Ruama, Lo-Ami). Possível separação e posterior redenção de Gômer como símbolo do amor de Deus. Longo ministério de denúncia da idolatria, injustiça e infidelidade pactual de Israel. Proclamação do juízo assírio iminente. Poderosas mensagens sobre o amor perseverante (hesed) e a promessa de restauração futura de Deus.

Territórios e Jornadas

Reino do Norte (Israel / Efraim / Samaria)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta de Oseias. Contexto do séc. VIII a.C. em Israel (culto a Baal, instabilidade política, poder Assírio, queda de Samaria em 722 a.C.) é bem documentado por arqueologia e fontes assírias.
Registros Históricos
Anais Assírios (Tiglate-Pileser III, Salmaneser V, Sargão II) detalham a subjugação e eventual destruição do Reino do Norte de Israel e a deportação de seus habitantes.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

Personagens Relacionados

Deus
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Jezreel Filho
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