Versão ARA
×

Selecione a versão desejada:

Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Raquel

Raquel
Antigo Testamento
Patriarcal

Informações Básicas

Início do Chamado Nascimento em Harã
Período Histórico c. Séc. XIX-XVIII a.C.? (Era Patriarcal)
Local de Nascimento Harã (Padã-Arã), Mesopotâmia
Local da Morte No caminho para Efrata (Belém), Canaã
Filha mais nova de Labão e a esposa preferida de Jacó, Raquel era conhecida por sua beleza. Após anos de trabalho de Jacó e rivalidade com sua irmã Lia (que era fértil), Raquel finalmente deu à luz José e, mais tarde, Benjamim, morrendo neste último parto. Foi sepultada perto de Belém. É lembrada como uma das matriarcas de Israel e sua figura é usada profeticamente por Jeremias e Mateus.
A Esposa Amada de Jacó, Mãe de José e Benjamim
Rachel

Biografia

Raquel era a filha mais nova de Labão, o arameu de Padã-Arã (Harã), e irmã de Lia. Ela é descrita em Gênesis 29:17 como "formosa de porte e semblante", em contraste com os olhos "fracos" ou "tenros" de sua irmã mais velha. Jacó, seu primo, apaixonou-se por ela à primeira vista quando a encontrou pastoreando as ovelhas de seu pai junto a um poço (Gênesis 29:9-12).

Jacó trabalhou arduamente por sete anos para Labão com a condição de se casar com Raquel, e o texto nota que "pareceram-lhe poucos dias, pelo muito que a amava" (Gênesis 29:20). No entanto, na noite do casamento, Labão enganou Jacó, substituindo Raquel por Lia. Após descobrir o engano, Jacó concordou em trabalhar mais sete anos para Labão em troca de também poder se casar com Raquel, o que ocorreu uma semana depois (Gênesis 29:21-30). Jacó amava Raquel muito mais do que Lia (Gênesis 29:30).

Apesar de ser a esposa amada, Raquel sofreu com a esterilidade por muitos anos, enquanto Lia gerava filhos. Isso causou grande angústia e inveja em Raquel, que chegou a dizer a Jacó: "Dá-me filhos, senão morrerei!" (Gênesis 30:1). Em sua ânsia por filhos, ela deu sua serva Bilá a Jacó como concubina, que deu à luz Dã e Naftali, os quais Raquel considerou como seus (Gênesis 30:3-8). Ela também competiu com Lia pelas atenções de Jacó, como no episódio das mandrágoras (Gênesis 30:14-15).

Finalmente, "lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e lhe abriu a madre" (Gênesis 30:22), e ela concebeu e deu à luz seu primeiro filho, José. Ao nomeá-lo, ela expressou sua fé e desejo: "Tirou-me Deus o meu vexame", e acrescentou: "Acrescente-me o SENHOR ainda outro filho" (Gênesis 30:23-24). José se tornaria o filho favorito de Jacó e uma figura central na história de Israel.

Quando Jacó decidiu fugir de Labão com sua família e bens, Raquel participou da decisão (Gênesis 31:4, 14). Foi ela quem secretamente roubou os ídolos do lar (terafins) de seu pai Labão. Quando Labão os alcançou e procurou pelos ídolos, Raquel os escondeu astutamente sob a sela de seu camelo, sentando-se sobre eles e alegando indisposição feminina para não se levantar, enganando assim seu pai (Gênesis 31:19, 32-35).

Raquel acompanhou Jacó em seu retorno a Canaã e no encontro com Esaú (Gênesis 33). Tragicamente, anos mais tarde, enquanto viajavam de Betel para Efrata (antigo nome de Belém), Raquel entrou em trabalho de parto difícil. Ela deu à luz seu segundo filho, mas morreu logo em seguida. Em seus últimos momentos, chamou o filho de Benoni ("filho da minha dor"), mas Jacó o renomeou Benjamim ("filho da mão direita" ou "filho da felicidade/sorte") (Gênesis 35:16-18).

Jacó sepultou Raquel ali mesmo, na estrada para Efrata (Belém), e ergueu uma coluna sobre seu sepulcro, que era um marco conhecido por gerações (Gênesis 35:19-20; 1 Samuel 10:2). Ao contrário de Lia, ela não foi sepultada na tumba patriarcal de Macpela. Séculos mais tarde, o profeta Jeremias (31:15) usaria a imagem de "Raquel chorando por seus filhos" (referindo-se aos descendentes de José e Benjamim exilados) como um símbolo do profundo luto de Israel, uma passagem que o evangelista Mateus (2:18) aplicaria ao Massacre dos Inocentes ocorrido em Belém, perto do local do túmulo de Raquel.

Significado do Nome

Significado
Ovelha
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Aramaico Hebraico Primitivo?
Nome Original
Hebraico: Rachel (רָחֵל)

Títulos

Esposa de Jacó/Israel

Família

Pai
Labão, o Arameu
Mãe
Não nomeada (Tradição: Adina)
Cônjuges
Jacó (Israel)
Filhos
José, Benjamim, (Via Bilá: Dã, Naftali)
Outros Parentescos
Lia (irmã/co-esposa)|Labão (pai)|Jacó (marido/primo)|Rebeca (tia)
Família Estendida
Filha mais nova de Labão, de Padã-Arã. Irmã de Lia e a esposa mais amada de Jacó.
Linhagem
Arameia de Harã / Esposa de Jacó / Matriarca de Israel

Ministério e Morte

Papel Principal
Matriarca
Papéis Secundários
Pastora (juventude) Esposa Mãe
Ocupação
Pastora (juventude) / Esposa / Mãe
Causa da Morte
Complicações no parto de Benjamim (Gn 35:16-19)

Profecias

Jeremias 31:15 a usa simbolicamente ("Raquel chora por seus filhos"), aplicado por Mateus 2:18 ao luto em Belém.

Milagres

Deus "abriu sua madre" para que concebesse José após anos de esterilidade (Gn 30:22).

Citações Memoráveis

A Jacó: "Dá-me filhos, senão morrerei!" (Gn 30:1). Ao nomear José: "...Acrescente-me o SENHOR ainda outro filho." (Gn 30:24). Moribunda, nomeando Benjamim: "Benoni" (Filho da minha dor) (Gn 35:18).

Eventos Principais

Encontro com Jacó no poço. Casamento com Jacó após 14 anos de trabalho dele (e após Lia). Sofrimento com a infertilidade e rivalidade com Lia. Deu sua serva Bilá a Jacó. Finalmente concebeu e deu à luz José. Fugiu de Harã com Jacó, roubando os ídolos (terafins) de seu pai Labão. Morreu tragicamente no parto de seu segundo filho, Benjamim, perto de Belém.

Territórios e Jornadas

Harã (Padã-Arã) Canaã (Siquém, Betel, Efrata/Belém)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta. Túmulo tradicional de Raquel perto de Belém é local venerado. Harã é sítio arqueológico conhecido. Terafins (ídolos domésticos) são artefatos conhecidos do período.
Registros Históricos
Nenhum.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

Personagens Relacionados

Jaco
Lia
Labao
Bila
Jose
Benjamim
Isaque
Isaque
Rebeca
Deus
Deus

Busca Rápida de Livros da Bíblia