A Ceia do Senhor é um momento sagrado de comunhão e lembrança da obra redentora de Cristo. É uma ocasião para refletir sobre o sacrifício de Jesus, seu amor incondicional e a nova aliança estabelecida por meio de sua morte e ressurreição. A Bíblia nos oferece muitos versículos que nos ajudam a entender a importância e o significado da Ceia do Senhor. Esses versículos nos lembram do amor de Cristo, do poder de sua ressurreição e da esperança que temos em sua segunda vinda.
I Coríntios 11:24-25e, tendo dado graças, o partiu e disse:
Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo:Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Lucas 22:19-20E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo:
Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo:Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
Mateus 26:26-28Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo:
Tomai, comei; isto é o meu corpo.
A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo:Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
Marcos 14:22-24E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo:
Tomai, isto é o meu corpo.
A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele.
Então, lhes disse:Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos.
João 6:53-56Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.
I Coríntios 10:16-17Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
I Coríntios 11:26Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
I Coríntios 11:27-29Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;
pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.
II Pedro 1:4pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,
João 6:35Declarou-lhes, pois, Jesus:
Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.