A Cobiça é um desejo excessivo por posses ou riquezas, muitas vezes levando a ações prejudiciais para si mesmo ou para os outros. A Bíblia adverte fortemente contra a cobiça, pois pode levar a injustiça, discórdia e até mesmo destruição. Em vez disso, somos encorajados a buscar a satisfação e a contentamento em Deus e em suas provisões, ao invés de buscar avidamente as coisas deste mundo.
Êxodo 20:17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Provérbios 15:27O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.
Lucas 12:15Então, lhes recomendou:
Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
Colossenses 3:5Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
Hebreus 13:5Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
I Timóteo 6:10Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Eclesiastes 5:10Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.
Tiago 4:2Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
Provérbios 28:16O príncipe falto de inteligência multiplica as opressões, mas o que aborrece a avareza viverá muitos anos.