As concubinas são figuras presentes em várias partes da Bíblia, principalmente no Antigo Testamento. Elas eram mulheres que, embora não tivessem o status oficial de esposas, tinham um relacionamento sexual com o homem e produziam filhos para ele. Este tema é complexo e requer uma compreensão cuidadosa do contexto cultural da época. Aqui estão alguns versículos que mencionam concubinas na Bíblia.
Gênesis 25:6Porém, aos filhos das concubinas que tinha, deu ele presentes e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os para a terra oriental.
II Samuel 5:13Tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom, e nasceram-lhe mais filhos e filhas.
Juízes 19:1Naqueles dias, em que não havia rei em Israel, houve um homem levita, que, peregrinando nos longes da região montanhosa de Efraim, tomou para si uma concubina de Belém de Judá.
II Crônicas 11:21Amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele havia tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas.
I Reis 11:3Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Gênesis 35:22E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Israel.
II Samuel 21:11Foi dito a Davi o que fizera Rispa, filha de Aiá e concubina de Saul.
Juízes 8:31A sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu também à luz um filho; e ele lhe pôs por nome Abimeleque.
I Crônicas 3:9Todos estes foram filhos de Davi, afora os filhos das concubinas; e Tamar, irmã deles.
Gênesis 22:24Sua concubina, cujo nome era Reumá, lhe deu também à luz filhos: Teba, Gaã, Taás e Maaca.