O discernimento é uma capacidade dada por Deus que nos permite entender as coisas que estão além da nossa compreensão humana. É uma ferramenta essencial para a vida cristã, pois nos ajuda a distinguir a verdade do erro e a fazer escolhas sábias. Na Bíblia, encontramos muitos versículos que falam sobre o discernimento, destacando a sua importância e nos incentivando a buscá-lo.
Provérbios 2:3-5e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,
se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,
então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
Hebreus 5:14Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
I Coríntios 2:14Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Provérbios 18:15O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.
Salmos 119:125Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos.
I Reis 3:9Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?
Provérbios 1:5Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
Provérbios 3:21Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
Isaías 30:21Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.
Filipenses 1:9-10E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,
para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,
Romanos 12:2E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
I João 4:1Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
Provérbios 14:8A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora.
Tiago 1:5Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Provérbios 15:21A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem sábio anda retamente.
Provérbios 2:6Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Provérbios 16:21O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber.
Salmos 119:66Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.
Tiago 3:17A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
I Coríntios 12:10a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.