A Justificação é um conceito fundamental na Bíblia que se refere ao ato de Deus em remover os pecados de uma pessoa e declará-la justa através da fé em Jesus Cristo. É uma parte crucial do plano de salvação de Deus e é um tema que aparece em várias partes das Escrituras. Aqui estão alguns versículos que falam sobre a Justificação.
Romanos 3:24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
Romanos 5:1Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Gálatas 2:16sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Romanos 4:25o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
Romanos 5:9Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Romanos 3:20visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
Gálatas 3:11E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Romanos 3:28Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
Romanos 4:5Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
Lucas 18:14![]()
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Atos 13:39e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.
Romanos 8:30E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Romanos 3:30visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
Romanos 4:2Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.
Gálatas 3:6É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Romanos 4:3Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Romanos 2:13Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Gálatas 3:24De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
Romanos 3:4De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
Gálatas 2:21Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.
Romanos 9:30Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé;
Romanos 3:26tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 4:6E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
Romanos 3:21Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
Romanos 4:13Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
Romanos 1:17visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Gálatas 3:8Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
Gálatas 3:14para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
Gálatas 2:17Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não!
Romanos 4:9Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.
Romanos 4:11E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,