O Pai Nosso é uma das orações mais conhecidas do mundo, ensinada por Jesus aos seus discípulos. Trata-se de uma prece de adoração a Deus e de pedido de provisão, perdão e proteção. Através dela, Jesus nos ensina a reconhecer a soberania de Deus, a pedir o sustento diário, a buscar o perdão e a proteção contra as tentações. Os versículos a seguir são referências bíblicas relacionadas ao Pai Nosso.
Mateus 6:9-13![]()
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
Lucas 11:2-4Então, ele os ensinou:
Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.
Mateus 26:41![]()
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Marcos 14:38![]()
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Lucas 22:40Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse:
Orai, para que não entreis em tentação.
Efésios 6:18com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
Colossenses 4:2Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
I Tessalonicenses 5:17Orai sem cessar.
Tiago 5:16Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.