Na Bíblia, há apenas duas ocasiões em que é mencionado que Jesus chorou. Estes momentos são de extrema importância, pois revelam a natureza compassiva e amorosa de Jesus. O primeiro momento é quando Jesus chora sobre Jerusalém, demonstrando seu amor pela cidade e pelas pessoas que ali viviam. O segundo momento é na morte de Lázaro, onde Jesus expressa sua tristeza e compaixão pela dor dos outros. Esses momentos nos mostram que Jesus, mesmo sendo Deus, também expressou emoções humanas como tristeza e compaixão.
Lucas 19:41Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou
João 11:35Jesus chorou.
Lucas 13:34![]()
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!
Mateus 23:37![]()
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
João 11:33-36Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.
E perguntou:Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê!
Jesus chorou.
Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
João 11:38Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
João 11:43-44E, tendo dito isto, clamou em alta voz:
Lázaro, vem para fora!
Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus:Desatai-o e deixai-o ir.
Hebreus 4:15Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Isaías 53:3Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
João 1:14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.