A Restituição é um tema muito presente na Bíblia, demonstrando a importância da devolução ou compensação por algo que foi tirado ou perdido. É um princípio que ensina a honestidade, a justiça e o amor ao próximo. A Restituição também está ligada à ideia de arrependimento e conversão, onde o indivíduo reconhece seus erros e busca repará-los, demonstrando um verdadeiro coração arrependido.
Êxodo 22:1Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha.
Êxodo 22:3Se, porém, já havia sol quando tal se deu, quem o feriu será culpado do sangue; neste caso, o ladrão fará restituição total. Se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.
Levítico 6:5ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte; àquele a quem pertence, lho dará no dia da sua oferta pela culpa.
Números 5:7Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado.
II Samuel 12:6E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
Provérbios 6:31Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes tanto; entregará todos os bens de sua casa.
Ezequiel 33:15e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniquidade, certamente, viverá; não morrerá.
Lucas 19:8Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.