Na Bíblia, o conceito de sorte é frequentemente discutido em um contexto de providência e destino divinos. Embora muitos acreditem na sorte como um acaso, a Bíblia ensina que Deus está no controle de todas as circunstâncias. No entanto, a palavra sorte é usada em alguns contextos bíblicos para representar uma decisão ou resultado aparentemente aleatório, que na verdade está sob a soberania de Deus. Aqui estão alguns versículos bíblicos que discutem o tema da sorte.
Provérbios 16:33A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão.
Jonas 1:7E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Ester 3:7No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou o Pur, isto é, sortes, perante Hamã, dia a dia, mês a mês, até ao duodécimo, que é o mês de adar.
Levítico 16:8Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o Senhor, e a outra, para o bode emissário.
Números 26:55Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.
Josué 18:10Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o Senhor; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel. A herança de Benjamim
Atos 1:26E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.
I Crônicas 26:14A guarda do lado do oriente caiu por sorte a Selemias; depois, lançaram sorte sobre seu filho Zacarias, conselheiro prudente, e lhe saiu a guarda do lado do norte;
Neemias 10:34Nós, os sacerdotes, os levitas e o povo deitamos sortes acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as nossas famílias, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do Senhor, nosso Deus, como está escrito na Lei.
Salmos 22:18Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.