A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre superar ofensas. As ofensas podem ser dolorosas e difíceis de superar, mas a Palavra de Deus nos oferece orientação e conforto. A Bíblia nos ensina a perdoar como fomos perdoados e a buscar a paz com todos. Através das Escrituras, podemos encontrar a força para superar as ofensas e seguir em frente com amor e perdão em nossos corações.
Provérbios 19:11A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
Mateus 18:21-22Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
Respondeu-lhe Jesus:Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Efésios 4:31-32Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Colossenses 3:13Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Provérbios 17:9O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.
Mateus 5:44![]()
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
Romanos 12:18se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
Mateus 18:15-17![]()
Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Provérbios 12:16A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta.
Provérbios 15:1A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.