Versão ARA
×

Selecione a versão desejada:

Enciclopédia de Personagens Bíblicos

João

João
Antigo Testamento
Igreja Primitiva

Informações Básicas

Início do Chamado Chamado por Jesus c. 27-29 AD
Período Histórico Viveu Séc. I d.C., Morte c. 98-100 d.C.
Local de Nascimento Galileia (Betsaida ou Cafarnaum?)
Local da Morte Éfeso (Tradição)
Apóstolo de Jesus Cristo, irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Membro do círculo íntimo de Jesus, referido como "o discípulo a quem Jesus amava". Autor tradicional do Evangelho de João, das três Epístolas de João e do Apocalipse. Enfatizou o amor, a divindade de Cristo e a vida eterna. Viveu até idade avançada, ministrando em Éfeso e exilado em Patmos.
O Discípulo Amado, Apóstolo do Amor e da Revelação
João Apóstolo João Evangelista Discípulo Amado Filho do Trovão O Ancião

Biografia

João, filho de Zebedeu e Salome, era um pescador da Galileia e irmão de Tiago (o Maior). Foi chamado por Jesus junto com seu irmão enquanto consertavam redes (Mateus 4:21-22). Jesus os apelidou de "Boanerges", que significa "Filhos do Trovão" (Marcos 3:17), talvez indicando um temperamento impetuoso inicial (cf. Lucas 9:54).

João pertencia ao círculo íntimo de Jesus, junto com Pedro e Tiago, estando presente em momentos cruciais como a Transfiguração (Mateus 17:1), a ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:37) e a oração no Getsêmani (Marcos 14:33). No Evangelho que leva seu nome, ele se refere a si mesmo modestamente como "o discípulo a quem Jesus amava", destacando sua relação especial de intimidade com o Mestre. Foi ele quem reclinou a cabeça sobre o peito de Jesus na Última Ceia (João 13:23) e a quem Jesus, da cruz, confiou o cuidado de sua mãe, Maria (João 19:26-27).

Após a ressurreição, João correu com Pedro ao túmulo vazio, sendo o primeiro a crer, embora não tenha entrado imediatamente (João 20:1-10). Ele também estava presente na pesca milagrosa pós-ressurreição no Mar da Galileia (João 21).

Nos primeiros anos da Igreja, conforme registrado em Atos, João foi um companheiro próximo de Pedro em Jerusalém. Juntos, curaram um coxo na porta Formosa do Templo (Atos 3), pregaram corajosamente perante o Sinédrio (Atos 4) e foram enviados a Samaria para orar para que os novos crentes recebessem o Espírito Santo (Atos 8). Paulo o reconheceu, junto com Pedro e Tiago (irmão de Jesus), como uma das "colunas" da igreja em Jerusalém (Gálatas 2:9).

A tradição cristã primitiva é forte em afirmar que João, mais tarde, mudou-se para Éfeso, tornando-se uma figura de liderança para as igrejas da província da Ásia. Dali, acredita-se que tenha escrito seu Evangelho, com sua profunda teologia do Verbo (Logos) encarnado, os sinais (milagres) de Jesus, os discursos do "Eu Sou", e a ênfase no amor mútuo como marca do discipulado. Também escreveu as três epístolas que levam seu nome, combatendo heresias gnósticas iniciais, enfatizando a comunhão com Deus, a obediência, o amor fraternal e a verdade.

Durante o reinado do imperador Domiciano (c. 95 d.C.), a tradição relata que João foi exilado na ilha de Patmos, no Mar Egeu. Foi ali que recebeu as visões apocalípticas que registrou no livro do Apocalipse, revelando o conflito cósmico, o julgamento futuro, o retorno triunfante de Cristo e o estabelecimento do estado eterno.

A mesma tradição afirma que João foi libertado do exílio após a morte de Domiciano e retornou a Éfeso, onde continuou seu ministério e morreu de morte natural em idade muito avançada (provavelmente perto dos 100 anos), por volta do final do século I ou início do II, durante o reinado do imperador Trajano. Ele é considerado o único dos Doze Apóstolos a não ter morrido como mártir.

Significado do Nome

Significado
YHWH é gracioso / Graça de YHWH
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Aramaico Grego Koiné Possivelmente Hebraico
Nome Original
Hebraico: Yochanan (יוֹחָנָן)|Grego: Iōannēs (Ἰωάννης)

Títulos

Apóstolo de Jesus Cristo O Discípulo Amado Filho do Trovão O Ancião/Presbítero

Família

Pai
Zebedeu
Mãe
Salome (provável)
Outros Parentescos
Tiago (o Maior, irmão, Apóstolo)|Zebedeu (pai)|Salome (mãe)|Possivelmente primo de Jesus
Família Estendida
Pescador da Galileia, filho de Zebedeu e Salome, irmão do apóstolo Tiago.
Linhagem
Israelita da Galileia

Ministério e Morte

Papel Principal
Apóstolo
Papéis Secundários
Evangelista Profeta (Apocalipse) Pastor Teólogo Discípulo Amado Pescador
Ocupação
Pescador / Apóstolo / Escritor / Líder da Igreja (Éfeso)
Causa da Morte
Morte natural em idade avançada (Tradição)
Duração do Ministério
70 anos

Profecias

Autor do livro profético do Apocalipse, detalhando eventos finais, o retorno de Cristo e a eternidade. Advertiu contra falsos mestres ("anticristos") em suas epístolas.

Milagres

Testemunha ocular dos milagres de Jesus (como membro do círculo íntimo). Realizou curas com Pedro (Atos 3). Recebeu a complexa visão do Apocalipse em Patmos.

Citações Memoráveis

"No princípio era o Verbo..." (Jo 1:1). "Porque Deus amou ao mundo..." (Jo 3:16). "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." (Jo 13:35). "Deus é amor." (1 Jo 4:8, 16). "Vem, Senhor Jesus!" (Ap 22:20).

Eventos Principais

Chamado por Jesus, Ministério no círculo íntimo, Cuidado de Maria (confiado por Jesus), Liderança inicial em Jerusalém (com Pedro), Ministério posterior em Éfeso (tradição), Exílio em Patmos e recebimento da Revelação, Escrita de 5 livros do NT (Evangelho, 3 Epístolas, Apocalipse), Morte natural em idade avançada (tradição).

Territórios e Jornadas

Galileia Jerusalém Samaria Ilha de Patmos Éfeso e Província da Ásia (Tradição)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma evidência arqueológica direta de João. Contexto de Éfeso (onde ministrou) e Patmos (exílio) confirmado. Papiro P52 (fragmento de João, início séc. II) é o mais antigo manuscrito do NT.
Registros Históricos
Fortes testemunhos dos Pais da Igreja Primitiva (Irineu, Polícrates, Clemente Alex., Eusébio) atestam seu ministério em Éfeso, autoria dos escritos joaninos, exílio em Patmos e morte tardia.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

Personagens Relacionados

Jesus Cristo
Jesus Cristo
Pedro
Tiago Maior
Andre
Maria Mae Jesus
Zebedeu
Salome
Policarpo
Domiciano
Diotrefes

Busca Rápida de Livros da Bíblia