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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Tito

Tito
Antigo Testamento
Igreja Primitiva

Informações Básicas

Início do Chamado Concílio de Jerusalém (c. 49 AD)
Período Histórico Ativo c. 49 d.C. - c. 67 d.C. (Séc. I d.C.)
Local de Nascimento Incerto (Gentio)
Local da Morte Incerto (Tradição: Creta)
Crente gentio (grego) e um dos colaboradores mais confiáveis e eficazes do apóstolo Paulo. Acompanhou Paulo ao Concílio de Jerusalém, onde sua incircuncisão foi um ponto chave. Foi enviado por Paulo para resolver crises na igreja de Corinto e, mais tarde, para organizar as igrejas e nomear presbíteros na ilha de Creta. É o destinatário da Epístola a Tito, uma das cartas pastorais canônicas.
O Companheiro Gentio de Paulo, Organizador de Igrejas

Biografia

Tito foi um cristão gentio, especificamente grego (Gálatas 2:3), que se tornou um dos companheiros de viagem e delegados apostólicos mais importantes e confiáveis do apóstolo Paulo. Surpreendentemente, ele não é mencionado no Livro de Atos, mas sua significativa contribuição é evidente nas epístolas de Paulo.

Sua primeira aparição cronológica é em Gálatas 2, onde Paulo relata tê-lo levado consigo (junto com Barnabé) a Jerusalém para o Concílio Apostólico (c. 49 d.C.). Tito, sendo grego, tornou-se um caso de teste crucial. Falsos irmãos "judaizantes" queriam forçar sua circuncisão como condição para plena aceitação na comunidade cristã. Paulo resistiu firmemente a essa pressão, defendendo a liberdade do evangelho e a justificação pela fé somente, sem as obras da Lei, para os gentios. A decisão do concílio validou a posição de Paulo e a aceitação de Tito como irmão incircunciso (Gálatas 2:1-5).

Mais tarde, Tito desempenhou um papel fundamental na complexa relação de Paulo com a igreja de Corinto. Após a escrita de 1 Coríntios, parece que Paulo enviou Tito a Corinto com uma "carta severa" (hoje perdida, talvez mencionada em 2 Coríntios 2:4 e 7:8) para confrontar a desordem e a oposição ao apóstolo naquela igreja. Paulo ficou extremamente ansioso esperando pelo retorno de Tito, não encontrando descanso em Trôade e indo à Macedônia para encontrá-lo (2 Coríntios 2:12-13). Quando Tito finalmente chegou à Macedônia, trouxe notícias animadoras sobre o arrependimento, a saudade e o zelo dos coríntios por Paulo, o que encheu o apóstolo de grande consolo e alegria (2 Coríntios 7:5-16). Paulo elogia o zelo de Tito e o conforto que ele mesmo recebeu dos coríntios.

Com a reconciliação estabelecida, Tito foi novamente encarregado por Paulo de retornar a Corinto para ajudar a organizar e completar a coleta financeira que as igrejas gentílicas estavam fazendo para os santos pobres em Jerusalém. Paulo o recomenda calorosamente como seu "companheiro e cooperador" e elogia sua iniciativa e integridade nesta tarefa importante, enviando outros irmãos com ele para garantir a transparência (2 Coríntios 8:6, 16-24; 12:18).

Anos mais tarde, provavelmente após a primeira prisão romana de Paulo, o apóstolo deixou Tito na ilha de Creta com a desafiadora missão de "pôr em ordem as coisas restantes" e "constituir presbíteros [anciãos] em cada cidade" (Tito 1:5). A Epístola a Tito, escrita por Paulo, serve como um guia para essa tarefa. Ela detalha as qualificações necessárias para os presbíteros/bispos, instrui Tito sobre como refutar os falsos mestres (particularmente os de origem judaica e os que seguiam "fábulas judaicas" e tradições humanas) que eram prevalentes e insubordinados em Creta (Tito 1:10-16), e orienta sobre o ensino da sã doutrina e da vida piedosa para diferentes grupos na igreja (Tito 2-3). Paulo pede a Tito que se esforce para ir ter com ele em Nicópolis, onde planejava passar o inverno (Tito 3:12).

Sua última menção no Novo Testamento está em 2 Timóteo 4:10, onde Paulo, em sua prisão final, informa a Timóteo que "Tito foi para a Dalmácia" (uma região na costa leste do Mar Adriático). A razão dessa viagem não é especificada (poderia ser uma missão designada por Paulo ou uma partida por outras razões, embora o contexto sugira mais provavelmente uma missão).

A tradição da igreja considera Tito como o primeiro bispo de Creta, onde teria servido fielmente até sua morte em idade avançada. Tito se destaca como um exemplo de líder gentio eficaz, confiável e dedicado na igreja primitiva, capaz de lidar com situações difíceis e estabelecer ordem nas comunidades cristãs sob a direção do apóstolo Paulo.

Significado do Nome

Significado
Significado incerto (Nome latino, talvez "Honrado"?)
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Grego Koiné Latim?
Nome Original
Grego: Titos (Τίτος) - Nome Latino

Títulos

Cooperador (2Co 8:23) Companheiro (Gl 2:1) Irmão (2Co 2:13) Verdadeiro filho na fé (Tt 1:4) Bispo de Creta (Trad.)

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Gentio Grego convertido ao cristianismo. Companheiro próximo e delegado confiável de Paulo.
Linhagem
Gentio (Grego)

Ministério e Morte

Papéis Secundários
Organizador de Igrejas Missionário Solucionador de Conflitos Pastor (Creta)
Ocupação
Missionário / Delegado Apostólico / Organizador de Igrejas / Líder
Causa da Morte
Desconhecida (Tradição: Morte natural em Creta?)
Duração do Ministério
18 anos

Profecias

Não registrou profecias, mas foi encarregado de ensinar a sã doutrina e nomear líderes qualificados, conforme instruído por Paulo.

Milagres

Testemunhou o ministério e os milagres de Paulo. Foi instrumento de Deus para trazer consolo a Paulo e reconciliação a Corinto.

Citações Memoráveis

Nenhuma palavra direta registrada. A Epístola a Tito contém as instruções de Paulo para ele.

Eventos Principais

Gentio convertido, colaborador de Paulo. Acompanhou Paulo ao Concílio de Jerusalém (sua incircuncisão foi defendida). Enviado por Paulo em missões diplomáticas e de resolução de conflitos a Corinto. Organizou a coleta para Jerusalém. Foi deixado em Creta para organizar as igrejas e nomear presbíteros. Recebeu a Epístola a Tito de Paulo. Partiu para a Dalmácia perto do fim da vida de Paulo.

Territórios e Jornadas

Jerusalém Antioquia? Corinto Macedônia Creta Nicópolis (Epiro) Dalmácia

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta de Tito. Locais como Corinto, Creta, Nicópolis e a região da Dalmácia são historicamente conhecidos e arqueologicamente investigados, confirmando o cenário geográfico do século I.
Registros Históricos
Nenhum.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

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