Versão ARA
×

Selecione a versão desejada:

Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Silas (Silvano)

Silas (Silvano)
Antigo Testamento
Igreja Primitiva

Informações Básicas

Início do Chamado Concílio de Jerusalém (c. 49 AD)
Período Histórico Ativo c. 49 d.C. - c. 64 d.C. (Séc. I d.C.)
Local de Nascimento Incerto (Jerusalém? Diáspora?)
Local da Morte Desconhecido
Líder respeitado e profeta na igreja de Jerusalém, Silas (também chamado Silvano) foi escolhido para acompanhar Paulo na Segunda Viagem Missionária. Enfrentou prisão e açoites com Paulo em Filipos, participando da fundação de igrejas na Europa. Colaborou nas cartas aos Tessalonicenses e, mais tarde, associou-se a Pedro, sendo mencionado como portador ou escriba de 1 Pedro.
O Profeta Companheiro de Paulo e Pedro na Igreja Primitiva
Silvano (Silvanus - Nome Romano)

Biografia

Silas, também conhecido por seu nome romano Silvano, era uma figura proeminente na igreja primitiva de Jerusalém. Atos 15:22 o descreve como um "homem principal entre os irmãos" e Atos 15:32 o identifica como profeta. Sua primeira aparição significativa ocorre após o Concílio de Jerusalém (c. 49 d.C.), quando ele e Judas Barsabás foram escolhidos pela igreja de Jerusalém (liderada pelos apóstolos e presbíteros) para acompanhar Paulo e Barnabé de volta a Antioquia, levando a carta oficial com as decisões do concílio sobre a inclusão dos gentios na igreja (Atos 15:22, 27). Em Antioquia, Silas e Judas, sendo profetas, "exortaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras" (Atos 15:32).

Quando Paulo se preparava para sua Segunda Viagem Missionária, houve um desentendimento entre ele e Barnabé sobre levar João Marcos. Como resultado, eles se separaram, e Paulo escolheu Silas como seu novo companheiro principal de viagem (Atos 15:36-40). A escolha de Silas, um profeta respeitado de Jerusalém e provável cidadão romano (como Paulo), foi estratégica e fortaleceu a missão paulina.

Silas acompanhou Paulo através da Síria, Cilícia e Ásia Menor, fortalecendo as igrejas. Em Listra, Timóteo juntou-se a eles (Atos 16:1-3). Guiados pelo Espírito Santo (inclusive através de uma visão noturna de Paulo), eles cruzaram para a Macedônia, iniciando a evangelização na Europa (Atos 16:6-10). Em Filipos, após Paulo expulsar um espírito de adivinhação de uma jovem escrava, eles foram acusados publicamente, açoitados severamente com varas e lançados na prisão interior, com os pés presos no tronco. Mesmo nessa condição dolorosa, por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus. Ocorreu um terremoto que abriu as portas da prisão e soltou as cadeias de todos. Este evento levou à conversão do carcereiro filipense e sua família (Atos 16:16-34). No dia seguinte, ao saberem que eram cidadãos romanos, os magistrados ficaram atemorizados e pediram que saíssem pacificamente da cidade (Atos 16:35-39).

Silas continuou com Paulo em Tessalônica e Bereia, participando da pregação e enfrentando oposição (Atos 17:1-14). Quando Paulo precisou seguir para Atenas, Silas e Timóteo permaneceram em Bereia por um tempo, mas depois se reuniram com Paulo em Corinto (Atos 17:14-15; 18:5). Durante o ministério em Corinto (c. 50-52 d.C.), Silas (referido como Silvano) colaborou ativamente na pregação (2 Coríntios 1:19) e é listado como co-remetente, junto com Paulo e Timóteo, das duas cartas aos Tessalonicenses, escritas nesse período (1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1).

Anos mais tarde, Silas (novamente como Silvano) reaparece associado ao apóstolo Pedro. Em sua primeira epístola, escrita provavelmente de Roma (c. 62-64 d.C.), Pedro menciona: "Por meio de Silvano, que vos considero irmão fiel, eu vos escrevi resumidamente..." (1 Pedro 5:12). Isso sugere que Silas/Silvano era conhecido e respeitado nas igrejas da Ásia Menor (a quem a carta foi destinada) e serviu a Pedro como portador da carta e/ou como seu amanuense (escriba), demonstrando sua ligação e serviço a ambos os principais apóstolos da igreja.

Silas exemplifica o papel vital dos cooperadores apostólicos na igreja primitiva – líderes reconhecidos, dotados espiritualmente (profeta), dispostos a viajar, sofrer perseguição, e servir em diferentes capacidades (pregação, ensino, apoio logístico e literário) para o avanço do evangelho tanto entre judeus quanto gentios.

Significado do Nome

Significado
Silas: Incerto. Silvano: Da floresta (Latim).
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Grego Koiné Aramaico? Hebraico? Latim (como cidadão romano?)
Nome Original
Grego: Silas (Σίλας) / Silouanos (Σιλουανός)

Títulos

Profeta (At 15:32) Homem Principal (At 15:22) Cooperador Irmão Fiel (1Pe 5:12) Silvano

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Líder judeu cristão e profeta na igreja de Jerusalém. Cidadão Romano (provavelmente).
Linhagem
Judeu Cristão / Líder da Igreja de Jerusalém

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Papéis Secundários
Missionário Companheiro Apostólico Líder Mestre/Exortador Coautor/Amanuense?
Ocupação
Líder da Igreja / Profeta / Missionário
Causa da Morte
Desconhecida
Duração do Ministério
15 anos

Profecias

Era reconhecido como profeta na igreja primitiva e usou seu dom para exortar e fortalecer os crentes em Antioquia (Atos 15:32).

Milagres

Testemunhou os milagres de Paulo em suas viagens. Experimentou o terremoto miraculoso e a libertação da prisão em Filipos junto com Paulo (Atos 16).

Citações Memoráveis

Nenhuma citação direta longa registrada. Coautor de 1 & 2 Tessalonicenses. Referido em 1 Pedro 5:12.

Eventos Principais

Líder/Profeta em Jerusalém. Enviado com a carta do Concílio de Jerusalém a Antioquia (c. 49 d.C.). Escolhido por Paulo como companheiro na 2ª Viagem Missionária. Preso, açoitado e liberto milagrosamente em Filipos. Ministrou em Tessalônica, Bereia e Corinto. Coautor de 1 & 2 Tessalonicenses. Mais tarde, colaborador de Pedro (como Silvano), associado à escrita ou entrega de 1 Pedro.

Territórios e Jornadas

Jerusalém Antioquia (Síria) Síria Cilícia Ásia Menor Macedônia (Filipos, Tessalônica, Bereia) Acaia (Corinto) Roma (com Pedro?)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta de Silas. Cidades onde ministrou (Jerusalém, Antioquia, Filipos, Corinto, etc.) e o contexto do Império Romano do séc. I são bem conhecidos arqueologicamente.
Registros Históricos
Nenhum.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

Personagens Relacionados

Paulo Apostolo
Paulo Apostolo
Pedro Apostolo
Pedro Apostolo
Timoteo
Judas Barsabas
Apostolos Jerusalem (tiago)
Barnabe
Barnabe
Lucas
Carcereiro Filipos
Igrejas Macedonia Acaia

Busca Rápida de Livros da Bíblia